Muito aplicada nos processos da indústria, a decapagem  é a etapa de preparação de superfícies metálicas que irão receber outro tipo de revestimento, sendo fundamental para a remoção de oxidações, ferrugens, crostas de laminações e excesso de solda, sobretudo em peças que ficam em estoque sem tratamento.

“A decapagem é fundamental para que qualquer revestimento posterior possa ser aplicado com aderência e maior resistência anticorrosiva”

Os dois principais objetivos são produzir superfícies puras o que é extremamente importante para aplicação de tratamentos posteriores e também identificar defeitos de estrutura. É importante encontrar a melhor decapagem de metais para o tipo de oxidação presente, assim consegue-se um procedimento mais econômico e eficaz. No caso de materiais metálicos são atacados por ácidos e bases fortes e só a camada não-metálica é que precisará ser retirada., deixando o metal base intacto. 

O processo de decapagem de metais em superfícies metálicas visa à remoção de oxidações e impurezas como camadas de oxidação como a ferrugem, crostas de fundição e incrustações superficiais. Removemos as oxidações, usamos a solução mais eficiente para o tipo de oxidação de diferentes metais. Materiais metálicos são atacados por ácidos e bases fortes. Somente a camada superficial não metálica’ deve ser removida, evitando o ataque do metal de base.