As prensas dobradeiras têm como finalidade efetuar dobras em materiais metálicos a frio. Para realizar tal operação, é usada a combinação do ferramental, composta de punção, fixada na travessa superior do equipamento, e de matriz, fixa na travessa inferior do equipamento. A atuação de força entre o ferramental na matéria-prima realiza a conformação.

A quinagem é um processo de conformação mecânica gerado pelo surgimento de esforços de tração e compressão simultâneos nos lados contrários da chapa sendo dobrada. Durante este processo, ocorre uma redução de espessura e o alongamento na parte sob tração. A dilação máxima pela face externa é o principal fator que limita a operação.

A quinagem de peças na EIB pode ser efetuada de forma automática (robot de quinagem) ou de forma manual (Colaborador), tendo a Metalotec uma vasta gama de soluções à sua medida. Consegue-se quinar chapas de qualquer tipo de metal com 3mx1.5m x 2mm, chapas com espessuras de 3mm a 6mm poderão ser quinadas, dependendo do seu comprimento e largura, sendo feito um estudo antecipado da sua quinagem. A quinagem e moldagem de metais é uma técnica de serralharia que permite executar diversos tipos de acabamentos com chapas metálicas, sendo possível, também executar trabalhos de efeito decorativo.

Esta operação é tão mais simples e pode ser feita manualmente. Mas caso se pretende quinar varias peças, com medidas exactas entre as peças, manualmente seria quase impossível. 

Para mais informações não hesite  em contactar-nos.